segunda-feira, 18 de setembro de 2023

O Renascer das Trevas


Tudo começou no ano de 2011, ou 2012, um turbilhão de acontecimentos obscureceu a paisagem virtual, onde sombras digitais varreram inúmeros recantos que outrora abrigavam preciosidades. Nesse âmago, eu, um apreciador do som sombrio do black metal, nutri uma insaciável ânsia por erigir uma enciclopédia do gênero, uma biblioteca da obscuridade, se assim preferirem. Como foi que essa sede insana de absorver e colecionar, de extrair até a última gota das notas melódicas sombrias, surgiu em mim, permanece um enigma cujo enunciado jamais decifrei.

Anos se escoaram, incontáveis álbuns do black metal e seus enigmáticos subgêneros se desdobraram através de minhas postagens. Meros compêndios com informações enlatadas e links para download, não mais do que isso. Minha missão era permanecer à par dos lançamentos mais recentes do black metal, alimentando insaciavelmente o ímpeto de prover à comunidade as relíquias mais raras e difíceis de serem obtidas. Uma incessante corrida contra o tempo e a indiferença, não conferindo àquilo que transmitia o devido valor que merecia.

Agora, ao retornar à ação, encaro as coisas sob um prisma diferente. A reinvenção se faz necessária. Álbuns que acalentam meus ouvidos e outros que jamais tive a oportunidade de explorar adequadamente ressurgirão sob nova luz. Não obstante, reconheço a inerente presença do caos entre estas páginas virtuais; a possível presença de obras medíocres, abandonadas ao vácuo do tempo, e a majestade de criações imortais que ecoam em meu ser, alimentando a sede insaciável por melodia obscura.

Minha promessa se estende a atualizar cada elo, a corrigir o que distorcido foi pelo capricho dos códigos deletados e pela sombra do DMCA. Minha impulsividade juvenil e o vício em compartilhar cada álbum na íntegra, um ato que antagoniza os próprios artistas. Contudo, por um instante, releguemos tal assunto ao esquecimento.

Desde o início da pandemia, a efervescência dos lançamentos se dissipou em minha mente, perdendo-se nas trevas do olvido. Prometo ressuscitar a frequência, embora tal ímpeto possa fenecer amanhã ou depois, pois, devo ressaltar, nada ganho com estas linhas e partilhas senão a efêmera satisfação de um arauto das trevas. Paciência peço aos que clamam por comentários e por elos ressuscitados, pois responderei a todos no meu próprio compasso, com serenidade.

Sugestões, caros leitores, serão calorosamente acolhidas. Bem-vindos, pois, ao novo semblante deste recanto, onde a originalidade impera e onde minhas ideias se derramam como um rio em torrente, carregando letras e devaneios, indiferentes ao curso do tempo e às opiniões alheias. Se acaso o conteúdo desagradar algum de vós, que seja. Este é um refúgio singular, onde minha mente transmuta palavras em magia e desvela a profundeza da escuridão que nos envolve.

16 comentários:

  1. We wish you the best from all your endeavors. Mortuus has become a refuge from the Great Oblivion to come [...]

    ResponderExcluir
  2. I deeply value your work. Thank you for all you have done.

    ResponderExcluir
  3. Grande retorno ! Se com o tempo, vc pudesse repostar os arquivos mais antigos seria ótimo, principalmente aqueles de demo tapes escaneadas, abraço !

    ResponderExcluir
  4. Desde já um grande obrigado por todo o teu trabalho , este blog tem sido sempre uma das minhas maiores e melhores referências. Abraço de Portugal.

    ResponderExcluir
  5. Ja estava na hora, dia apos dia entrando na pagina pra saber de novidades.

    ResponderExcluir
  6. Bem vindo de volta! É ótimo ler esses novos ensaios curtos que descrevem tão bem a força da música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu apreço, pois a inspiração para a escrita nem sempre aflora, sendo, por vezes, um árduo fardo. Mas de tempos em tempos, renovarei meus esforços.

      Excluir
  7. I knew patience would pay off. Welcome back to the best blog on black arts. Looking forward to discovering even more music from you... Hail Mortuus Insomnis!

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz que tenha voltado!
    Gosto muito do seu trabalho aqui.

    ResponderExcluir
  9. pensei de que o blog tinha sido descontinuado, bom saber que voltou a ativa descobri muita novidade por meio daqui. é um dos blog de bm mais atualizado. força e honra sempre !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expresso minha gratidão, entretanto, a época em que meu blog se destacava entre os mais atualizados parece ter ficado para trás. O constante ritmo de atualizações tornou-se um desafio insuperável. Dentro de minhas limitações, continuarei a contribuir sempre que possível. Recomendo que explore o metalarea.org, onde compartilho novas descobertas, pelo menos uma vez por semana. Lá, encontrarás os lançamentos mais recentes, além de minhas próprias contribuições.

      Excluir
  10. Manifesto meu profundo agradecimento a todos pelos vossos comentários.
    Contudo, uma sombria adição ao post se faz necessária: a chama que incendiou a concepção deste blog foi inflamada após meu intrigante encontro com 'http://depressive-black-metal.blogspot.com/', um blog que, à época, era zelado por 'Taciturno'. Lamentavelmente, após a extinção do 'http://depressive-black-metal.blogspot.com/', ele empreendeu uma nova e tenebrosa jornada que, como destino cruel, recentemente também teve seu funesto término em https://www.sinta-a-escuridao.blog.br/.
    Sem a influência de 'Taciturno', esta névoa cibernética jamais teria emergido da escuridão.

    https://www.facebook.com/sintaaescuridaometalblog

    ResponderExcluir
  11. Estou neste blog desde o início e é sempre bom saber que ainda pulsa!
    Infelizmente perdemos alguns grandes blogs com o passar dos anos como Dumah-Grind, Dunkelheit616 e mais recentemente o DSBM e Sinta-a-escuridao...

    ResponderExcluir
  12. Só agora me atentei para ler esse texto, e devo dizer que foram linhas muito inspiradoras. Há anos acompanho seu blog como forma de descrobrir novos sons, e fico muito feliz de ver que o impeto para compartilhar e refletir sobre o black metal se mantem forte! Satisfação acompanhá-lo

    ResponderExcluir